terça-feira, 21 de julho de 2009

Coisas e desejos: Amizade! 20/07/09

Ontem, dia 20/07, foi o dia considerado o dia do amigo e esse dia especial para algo tão importante em nossas vidas me fez refletir sobre o que gostaria para minhas menininhas.
Sei que tudo o que posso fazer é desejar e dar a elas uma boa base e exemplo sobre as coisas da vida e principalmente sobre o respeito a tudo e todos.
Do resto, tudo é ainda um grande mistério: Quem serão seus futuros amigos? Encontrarão pessoas com uma base de vida e princípios parecidos com os nossos? Sofrerão com algumas amizades?
Nada é certo com relação ao futuro, mas posso e devo dar uma boa base e desejar que elas encontrem ao longo da vida bons e fiéis companheiros.
Às vezes, muito me preocupo sobre aonde vão estudar e que lugares vamos frequentar porque fico pensando que essas escolhas podem determinar quem serão seus futuros amigos e isso é algo essencial na vida de uma pessoa.
Sei que muita coisa não irá depender totalmente de mim, mas sei também que ainda não consigo deixar de pensar e refletir sobre isso. Aliás, sobre muitas coisas, como por exemplo: a melhor maneira de guiá-las, ensiná-las, desafiá-las (no bom sentido da palavra), tratar da saúde, educação, estímulos, disciplina, etc, etc,etc. Coisas que quem é pai ou mãe pensa e muito a respeito. E como pensa!
Mas procuro fazer o melhor e espero de coração que encontrem ao longo da vida pessoas que as façam sorrir ao chamar de amigo ou amiga. Espero que encontrem bons amigos para todos aqueles momentos quando eu não puder estar ao lado delas diretamente. Ou se elas assim o preferirem.
Isso me dói, mas eu sei que chegará um dia que eu não serei essencialmente a número um na vida delas. Daí a importância de sermos um porto-seguro para elas! Daí a importância de amigos e amigas do coração!
Ah, e espero também que encontrem em seus namorados e maridos um amigo também porque aí a vida se torna quase perto da perfeição. Mesmo que às vezes, as coisas não saiam como planejadas ou sonhadas.
Amigo: alguém para nos fazer sentir especiais em pequenos ou grandes momentos. Alguém para compartilhar momentos bons e tristes, alegrias ou tristezas. Alguém para quem retribuir tudo isso seja não só satisfatório, mas essencial.
Amigo: aquele que dá mais cor e som aos anos de nossa vida.
Que elas possam ter amigos do coração!

Nenhum comentário: