sexta-feira, 31 de julho de 2009

Coisas de Ana Luisa! Os 3 anos e as possibilidades! 25/07/09

Toda vez que eu procurava saber sobre alguma atividade para a Ana Luisa, a resposta era sempre a mesma: quando completar três anos (colônias de férias, ballet, natação infantil, inglês).
Dia 08 de julho ela completou três aninhos e as portas do mundo começaram a se abrir para ela.
Nao que eu queira essa tal da porta do mundo aberta assim tão cedo, mas algumas atividades são importantes desde que na dose certa e com prazer para a criança.
Não quero e não sou o tipo de mãe que pretende entrar na corrida louca das atividades já pensando no futuro profissional e pessoal da sua cria. Longe disso!
O que pretendo buscar são atividades prazerosas para ela, que possam atender suas necessidades de gasto de energia, de uso de sua criatividade inerente e que a deixem feliz!
É lógico que já há preocupação com coisas básicas e necessárias como aprender a nadar por exemplo já que pretendemos ter piscina em casa quando formos construir, mas há também as necessidades que devem ser planejadas e pensadas a longo prazo como a aprendizagem de idiomas por exemplo. E há também a preocupação de mostrar para ela desde cedo o prazer de se fazer algo que goste ou que seja importante e de também aprender a abraçar alguma atividade física e ter prazer com isso.
Haverá muitas obrigações na vida e se pudermos mostrar que o que parece obrigação para muitos pode ser prazer para outros, será melhor para ela . Depende do enfoque!
Eu acho que toda criança ao longo dos anos deveria ter a oportunidade de aprender a nadar, aprender outras línguas, aprender a apreciar arte, música e culinária, aprender que a leitura é um mundo lindo e envolvente, aprender a escrever (não digo escrever letras e sim pensamentos e idéias),encontrar um esporte que goste (ou dança) porque tudo isso ajuda a crescer com mais segurança, com mais garra, com mais ousadia, com mais possibilidades, com mais companheiros, com mais sabor!
Não sei como serão suas escolhas, mas gostaria de poder oferecer a ela, pouco a pouco, os caminhos para quem sabe facilitar essas futuras escolhas.
Mas acredito que tudo isso deva ser com prazer, focando o lado lúdico, da socialização, da interação, da alegria. Deve aprender a ser responsável e ter limites sim, mas deve ter a possibilidade de brincar muito, de se descobrir sem qualquer tipo de pressão.
Agora é a fase de brincar e de brincar de aprender (no bom sentido da expressão) e a criança aprende muito com isso. E nós adultos nunca deveríamos nos esquecer da importância do mundo lúdico para a criança.
Bem, escrevi tudo isso só para dizer que ela foi pela primeira vez a uma colônia de férias em uma escola de artes e A-D-O-R-O-U cada momento!
E eu?
Eu adorei que ela tenha gostado! Adorei ver sua carinha feliz!
Quem é pai ou mãe sabe que só isso já torna o dia mais feliz para qualquer adulto!

Nenhum comentário: